fbpx
Última Postagem do WordPress
📆 Data e hora de Brasilia agora:
🕒 A última postagem foi feita em:
Postagens do WordPress

Nos últimos anos, Itanhaém tem se destacado como um polo de empreendedorismo, registrando um crescimento expressivo. De 2021 a 2023, um verdadeiro boom de crescimento tem impulsionado a economia local e de acordo com dados levantados pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) foram abertas 4.725 novas empresas no município nos últimos 3 anos.

O ano de 2021 foi especialmente significativo, com a abertura de 2.011 empresas, impulsionada pela inauguração do Espaço do Empreendedor, um local destinado a auxiliar empresas em suas atividades.

Só este ano, o Espaço do Empreendedor já prestou 11.580 atendimentos ao micro, pequeno e médio empresário. O equipamento oferece pesquisa de mercado, estratégia de marketing e encontros com profissionais do Sebrae Aqui, facilita o processo das atividades empreendedoras, desenha diretrizes e níveis de engajamento do gestor, amplia as orientações e também esclarece dúvidas.

“O Espaço do Empreendedor veio para facilitar e desburocratizar a vida de quem deseja empreender. O ambiente é integrado a diversos setores que darão todo o suporte para as pessoas que querem abrir seu próprio negócio”, esclarece o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogelio Salceda.

E esse crescimento não parou por aí! Em 2022, mesmo com um leve declínio em relação ao ano anterior, foram registrados 1.768 novos empreendimentos na cidade. E em 2023, até o momento, já foram contabilizadas 946 empresas, mostrando que o empreendedorismo continua em ascensão em Itanhaém.

Salceda destaca que esse aumento no número de empresas é um reflexo do ambiente favorável ao empreendedorismo e das oportunidades oferecidas pela cidade. “Itanhaém se consolida como um local propício para o desenvolvimento de negócios, gerando empregos e impulsionando a economia local”, pontua.

Demais anos – Em 2013, foram registradas 1.024 empresas em Itanhaém. Nos anos seguintes, esse número se manteve relativamente estável, com pequenas variações. Em 2014, foram contabilizadas 1.010 empresas, enquanto em 2015 o número diminuiu para 941. No entanto, a partir de 2016, houve um aumento gradual no número de empreendedores na cidade.

Já em 2017, ocorreu uma queda acentuada, com apenas 550 empresas registradas. Essa diminuição pode ser atribuída a diversos fatores, como a crise econômica que afetou o país naquele período. No entanto, a partir de 2018 o saldo foi negativo, contabilizando cinco empresas fechadas, com base no total de abertura e encerramento de empresas.

A partir de 2019, a tendência de crescimento se consolidou, com 4 novas empresas abertas. Em 2020, esse número aumentou para 61, indicando um interesse crescente dos empreendedores em investir na cidade, mesmo com o início da crise econômica gerada pelo surgimento da pandemia.

Arte Top Litoral

 

10 Anos de Empreendedorismo – Ao todo, entre 2013 e 2023, foram registradas 9.324 empresas em Itanhaém, demonstrando um crescimento constante no número de empreendedores. “Estamos muito satisfeitos com o crescimento das empresas em Itanhaém nos últimos anos. Essa tendência positiva reflete o empreendedorismo e a capacidade de inovação dos nossos cidadãos”, destaca Salceda.

Esses dados evidenciam a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico de Itanhaém, gerando empregos e impulsionando a economia local. A tendência é que esse crescimento se mantenha nos próximos anos, consolidando a cidade como um polo de empreendedorismo na região.

Related Articles

Deixe um comentário