fbpx
Última Postagem do WordPress
📆 Data e hora de Brasilia agora:
🕒 A última postagem foi feita em:
Postagens do WordPress

A cantora Rita Lee morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e desde então tratava a doença.

A família de Rita Lee divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

comunicado ritalee

O velório será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. “De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado. A cerimônia será particular. Neste momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz a família. Rita Lee deixa o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos – Beto, de 45 anos; João, de 44; e Antônio, de 42.

Rainha do Rock

A cantora iniciou a sua carreira musical aos 16 anos, em um trio feminino intitulado as Teenage Singers, realizando apresentações em escolas e shows amadores. Em seguida,  o cantor e produtor Tony Campello as chamou para participar de gravações como backing vocals e o sucesso começou a bater na porta de Rita Lee! 

Em 1964, a cantora integrou um grupo de rock chamado Six Sided Rockers. Depois de algumas mudanças de pessoas e também de nomes para a banda, nasceu o famoso Mutantes. Um grupo fundamental para a época, o tropicalismo e que foi reconhecido mundialmente pelo talento e a psicodelia. 

Mutantes fizeram grandes apresentações na tropicália, como no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, em 1967, acompanhados por Gilberto Gil, e em “É proibido proibir” no 3º Festival Internacional da Canção, da Globo em 1968, com Caetano Veloso.

Ela fez parte dos Mutantes no período mais relevante e criativo da banda, de 1966 a 1972. Gravou “Os Mutantes” (68), “Mutantes” (69), “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (70), “Jardim Elétrico” (71) e “Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz” (72).

Solo

Rita Lee era demais! Um dos álbuns mais bem sucedidos álbuns foi “Rita Lee”, de 1979, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança perfume” e “Baila comigo”. 

Ao longo da sua carreira fez diversas turnês, shows e parcerias, Destaque para 1995, com a turnê do álbum “A marca da Zorra”, quando ela também abriu os shows dos Rolling Stones no Brasil. A cantora também ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com “3001”. Ela ainda teria mais cinco indicações ao prêmio, e receberia em 2022 o prêmio de Excelência Musical pelo conjunto da obra.

Ao todo foram 40 álbuns, sendo 6 dos Mutantes, 34 na carreira solo.

Em 28 de janeiro de 2012 Rita Lee se apresentou no Festival de Verão de Sergipe e anunciou que seria o último de sua carreira. Na mesma ocasião,  foi acusada de desacato à autoridade, levada à delegacia e liberada em seguida. 

O último álbum de canções inéditas em estúdio foi lançado em abril de 2012. “Reza”, um trabalho de inéditas em nove anos. A faixa-título foi a música de trabalho, definida por ela como “reza de proteção de invejas, raivas e pragas”.

Doença

Em maio de 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão. Ela seguiu tratamentos de imunoterapia e radioterapia. Depois de quatro meses, lançou o último single da carreira, “Changes”, em parceria com o marido Roberto de Carvalho e o produtor Gui Boratto.

Já em abril de 2022, o filho Beto Lee escreveu que Rita Lee estava curada do câncer. Por fim, nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família. 

Com informações G1 

Siga a Top Litoral no Instagram https://www.instagram.com/p/CsBvNthAnZX/

Related Articles

Deixe um comentário