O temporal que atingiu a Baixada Santista na última quinta-feira (4) teve um impacto direto no abastecimento de água de várias cidades da região. Segundo a Sabesp, uma grande quantidade de lama, pedras, troncos, galhos e outros materiais interferiram na vazão da água tratada que abastece as cidades de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e a área continental de São Vicente.
A Companhia informou que técnicos estão trabalhando para normalizar o sistema de captação dos rios, enquanto a população continua sendo atendida com os reservatórios de água tratada da Sabesp, localizados entre os municípios. Por isso, até que a situação se regularize totalmente, podem haver reflexos na pressão da água em alguns pontos da distribuição.
Para minimizar os impactos na distribuição de água, a Sabesp reforça a importância da economia no uso da água dos reservatórios domiciliares, que devem ser dimensionados para o número de ocupantes e com reservação para, ao menos, 24 horas de consumo independente do sistema de abastecimento, de acordo com as normas técnicas para instalações prediais/decreto estadual 12.342/78.
A Sabesp também disponibiliza caminhões-tanque para atender emergências. Basta entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento da empresa, disponíveis durante 24 horas, e apresentar o endereço completo: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp oficial 11-3388-8000 (mensagem de texto) ou agência virtual.