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A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itanhaém iniciou esta semana um marco importante aos empreendedores. Com o início do “Empresa Fácil”, totalmente online, o sistema disponível no site oficial da Prefeitura foi criado com o propósito de agilizar e desburocratizar procedimentos relacionados à abertura, alteração cadastral e encerramento de inscrição de empresas, além de possibilitar a análise de viabilidade de localização e a obtenção do alvará de funcionamento de forma rápida e automatizada.

“Nossa cidade precisa dos empreendedores, dessa forma precisamos oferecer condições à altura, descomplicando, acabando com a burocracia. A partir de agora os empreendedores e contabilistas terão mais de 95% dos processos de abertura, alteração e encerramento de empresas de forma online, com rotinas automatizadas apoiadas em geoprocessamento, que reduzem a burocracia ao mínimo necessário, garantindo o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itanhaém, Rogelio Salceda.

O programa “Empresa Fácil” está integrado ao Sistema Via Rápida Empresa (VRE), unificando todo o processo de abertura da empresa em um único fluxo, desde a análise de viabilidade local (se uma empresa pode se instalar em um determinado local), emissão do CNPJ e das licenças de funcionamento e da abertura da inscrição municipal. Isso proporciona facilidade para as empresas, garantindo a entrada única de dados e a transparência nos processos. A abordagem traz benefícios como o acompanhamento em tempo real do status das solicitações, a integração dos órgãos envolvidos e a segurança da informação.

A implantação do sistema Empresa Fácil, foi elogiada pelo presidente da Associação dos Contabilistas, Luiz Evaldo Pinto. “A partir de agora, os processos junto à Prefeitura serão mais ágeis e teremos menos necessidade de deslocamento aos departamentos envolvidos no licenciamento das empresas. Com ele, ganharemos tempo com menos burocracia. Isso é fundamental para o mundo atual, competitivo e que exige celeridade nos processos e serviços”.

O evento contou com a participação do diretor executivo da Junta Comercial de São Paulo, Tarcísio Luiz Gomes; delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Ivan Arrivabene Diniz; presidente da Associação Comercial de Itanhaém, Allan Peterson; presidente da Associação dos Contabilistas, Luiz Evaldo Pinto; representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRESCI), Rogério de Almeida, e também dos secretários municipais de São Vicente, Elisângela Domingues (Fazenda); Guilherme Guzzi (Comércio) e Vanessa Mion, diretora de projetos de Inovação Fiscal.

ATENDIMENTO – No primeiro dia de funcionamento, que aconteceu nesta quinta-feira (25), o novo sistema avaliou 61 pedidos de viabilidade, sendo aprovado 33 deles, de forma quase automática (em 3 minutos) e automatizada sem a necessidade de intervenção humana. Os demais pedidos, inicialmente indeferidos passam pela análise dos servidores do setor, para reavaliação ou para indicar as correções necessárias aos solicitantes.

Sobre qualquer dúvida, os interessados possuem na página inicial do sistema um manual com o passo a passo para cada procedimento. Havendo ainda alguma dúvida ou situação de erro, o contato pode ser realizado pelo e-mail expedientedecomercio@itanhaem.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3421 1800, de segunda à sexta, das 9 às 16 horas.

Acesse o sistema aqui. 

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