A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi está exibindo, até sábado (30), a exposição “Pinturas com temas afro-brasileiros”, dos artistas Julio Medori e Susan Weiss Rose. A exposição pode ser visitada das 9 às 17 horas. A Pinacoteca fica localizada na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro.
Da série de obras em acrílico sobre tela, Julio Medori captura a essência e a espiritualidade das Matrizes Africanas, utilizando técnicas que unem a tradição e contemporaneidade. O artista direciona sua pesquisa para a representatividade visual dos Orixás no sincretismo afro-brasileiro.
Marcadas pelo uso das cores vibrantes e pela minuciosa atenção aos detalhes, as composições transmitem uma profunda conexão com o sagrado e com a ancestralidade. Cada obra reflete seu compromisso em honrar e divulgar as crenças e valores culturais que inspiram suas criações, trazendo à tona o simbolismo e a salvaguarda.
Já as pinturas de Susan Weiss, compostas por 20 quadros, apresentam temas religiosos e personagens do universo afro-brasileiro. Se utilizando do estilo primitivista e arte naïf (expressões pessoais de artistas autodidatas), as obras retratam pessoas comuns em quadros onde se destacam a profusão de formas e cores.
SUSAN WEISS ROSE – Nascida em 1958 em São Paulo, Susan Weiss Rose é graduanda em Gerontologia, além de ter feito cursos técnicos na área médica e secretariado bilíngue. Atuou profissionalmente no Departamento de Comércio do Consulado Americano de São Paulo. Artista amadora e moradora de Peruíbe, dedica-se à pintura primitivista, retratando temas e personagens afro-brasileiros.
JULIO MEDORI – Artista plástico com uma trajetória diversificada, iniciou sua formação artística na década de 80 na Escola de Desenho Cândido Portinari. Cursou Bacharelado em Música Erudita e continuou seus estudos em Artes Cênicas e Artes Plásticas. Durante sua carreira, Julio Medori desenvolveu e aperfeiçoou suas técnicas por meio da criação de cenários teatrais e da pintura de obras autorais. É curador na Galeria Presentes do Passado, em São Paulo, e desde sua mudança para Peruíbe, em 2009, Julio Medori tem se dedicado à releitura de obras de artistas renomados. Nos últimos anos, sua produção tem se concentrado na representação de Orixás e em imagens que exaltam e refletem a riqueza da cultura africana, evidenciando um compromisso com a valorização e a expressão dessa herança cultural.