A atriz Aracy Balabanian, conhecida por sua longa carreira na televisão brasileira, faleceu aos 83 anos nesta segunda-feira (7). A informação foi confirmada por amigos e familiares nas redes sociais. Aracy havia sido diagnosticada com câncer de pulmão no final do ano passado e estava internada na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro.
Nascida em 22 de fevereiro de 1940, na cidade de Campo Grande (MS), Aracy Balabanian era filha de imigrantes armênios. Sua paixão pela arte dramática surgiu quando ainda era jovem, em São Paulo, quando foi levada ao teatro pelas irmãs para assistir a uma peça de Carlos Goldoni com a companhia de Maria Della Costa.
Apesar de enfrentar o preconceito familiar, Aracy seguiu seu sonho de se tornar atriz. Entre a extinta TV Tupi e a atual Rede Globo, ela participou de mais de 40 produções. Na emissora carioca, Aracy conhecida por interpretar personagens que conquistaram o público, como Dona Armênia em “A Rainha da Sucata” (1990), Cassandra em “Sai de Baixo” (1996-2002) e Gemma em “Passione” (2010) .
No teatro, Aracy também deixou sua marca, apresentou em peças como “Os Ossos do Barão” (1963), “Hair” (1964), “Brecht, Segundo Brecht” (1977) e “Dias Felizes” (1995), entre outras . No cinema, ela ganhou destaque ao levar sua icônica personagem Cassandra, de “Sai de Baixo”, para as telonas no filme lançado em 2019.
O local do velório e do sepultamento ainda não foram divulgados. A morte de Aracy Balabanian representa uma grande perda para o cenário artístico brasileiro, deixando um legado de talento e dedicação à sua profissão. Sua contribuição para a televisão, teatro e cinema será sempre lembrada e apreciada pelos fãs e admiradores.