fbpx
Última Postagem do WordPress
📆 Data e hora de Brasilia agora:
🕒 A última postagem foi feita em:
Postagens do WordPress

Itanhaém será palco da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2024. Com apoio da Prefeitura Municipal, os projetos atenderão gratuitamente cerca de 2 mil estudantes da rede pública, oferecendo atividades esportivas e oficinas artísticas. Além disso, professores e gestores públicos participarão de cursos de formação em esporte e arte educacionais.

As Caravanas, realizadas pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga em parceria com o UNICEF, têm como objetivo qualificar a prática esportiva nas escolas públicas e ampliar o acesso das crianças a diversas linguagens artísticas. Desde 2005, esses projetos têm viajado pelo Brasil, aplicando metodologias como a Pedagogia do Esporte Educacional e a Metodologia Viva com Arte, que fortalecem o esporte e a arte na perspectiva educacional.

Em Itanhaém, a Arena Caravana será montada no campo do Esporte Clube Gaivota, localizado no Balneário Gaivota, e contará com oito estações esportivas, incluindo futebol, tênis, basquete e vôlei, além de oficinas de jogos não convencionais. Duas tendas serão dedicadas às linguagens artísticas, com oficinas de corpo e movimento, além de som e movimento, atendendo aos estudantes inscritos pela Secretaria Municipal de Educação.

Maria Cecília Cardoso Tecedor, secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes de Itanhaém, destacou a importância das Caravanas: “Esses projetos vêm fortalecer as ações do município voltadas para o esporte e a arte, proporcionando reflexões aos alunos, professores e demais envolvidos sobre os princípios de inclusão, através de metodologias que inspiram a comunidade”.

Durante os três dias de atividades, professores e gestores públicos participarão de formações continuadas ministradas por especialistas dos Institutos, como João Batista Freire, Alexandre Arena e Denny Neves. Além disso, haverá um diálogo com a médica Raquel Del Monde, especialista em neurodesenvolvimento, sobre o trabalho em sala de aula com crianças e jovens atípicos.

Uma das atrações será a participação do jovem autista e artista visual Pedro Saldanha, que, por meio de seu personagem Marshall, mascote “furry”, mostrará como a arte pode ser uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Related Articles

Deixe um comentário