Com intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Itanhaém realizaram ações nas residências em diversos bairros do Município entre os dias 3 e 22 de janeiro. A ação chamada de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) tem o objetivo de saber como está o Município em relação a infestação do mosquito e ocorre quatro vezes por ano: nos meses de janeiro, abril, julho (atividade feita em nível estadual) e em outubro (nível federal).
O levantamento acontece por amostragem, o sistema SisaWeb, do Ministério da Saúde, seleciona as quadras a serem trabalhadas pelos agentes de Endemias, que realizam as ações em pelo menos cinco residências de cada quarteirão escolhido.
O prazo para realização do ADL é de no mínimo 15 dias e no máximo de um mês, durante esse período os agentes fazem o levantamento das áreas mais infestadas.
OUTRAS ATIVIDADES – Além do ADL, a Prefeitura segue realizando outras atividades para reforçar a importância da prevenção da dengue, como ações educativas, bloqueios e visitas aos ferros-velhos, reciclagens e imóveis especiais (prédios públicos e particulares de grande porte e com alta concentração de pessoas).