Um advogado foi detido no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, enquanto tentava escapar do país em um navio de cruzeiro com destino à Europa. Ele foi capturado por agentes da Polícia Federal, após ser identificado durante o processo de check-in, no domingo (17).
O indivíduo, que possuía dupla nacionalidade e carregava um passaporte espanhol, estava fugindo das autoridades brasileiras e planejava chegar à cidade de Málaga, na Espanha. Ele era procurado desde 2023, quando foi condenado a 18 anos de prisão por homicídio e porte ilegal de arma, após matar um homem a tiros durante um churrasco em Jandaia do Sul, no Paraná, em 2020.
De acordo com informações da Polícia Civil, o crime ocorreu após uma briga entre o advogado, sua namorada e a vítima, identificada como Mauro Lucas da Costa. Após deixar o local, o acusado retornou armado e disparou três vezes contra Mauro, que faleceu ao dar entrada no hospital.
Apesar de confessar os disparos, o advogado alegou agir em legítima defesa. Além da condenação penal, ele também foi multado por crime de vias de fato. Após a prisão no Porto de Santos, o detido passou por audiência de custódia no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) na segunda-feira (18), permanecendo preso devido ao cumprimento do mandado de prisão.
Com informações G1 Santos