fbpx
Última Postagem do WordPress
📆 Data e hora de Brasilia agora:
🕒 A última postagem foi feita em:
Postagens do WordPress

O Instituto Gremar realizou a soltura de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) perto da Ilha Montão de Trigo, entre a enseada da Bertioga e o canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na última terça-feira (30). Essa ação foi conduzida pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

De acordo com informações do Gremar, a tartaruga foi resgatada pela equipe do Instituto Biopesca em Itanhaém, no dia 13 de outubro do ano passado. Oito dias depois, foi levada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá.

No exame clínico inicial, a tartaruga estava ativa e alerta, mas com baixo peso corporal, protrusão dos olhos e algas presas à carapaça. Além disso, foram identificadas uma fratura cicatrizada na carapaça, outra na mandíbula e pequenos tumores benignos.

Durante a reabilitação, a tartaruga foi mantida em um tanque de dois mil litros com nível baixo de água. Conforme sua condição melhorava, o nível da água foi aumentado gradualmente até que ela pudesse ser transferida para um tanque maior, de 40 mil litros, onde passou a se alimentar espontaneamente de sardinhas e crustáceos.

Após mais de três meses de tratamento e uma ótima recuperação das lesões, a tartaruga-cabeçuda foi considerada pronta para ser solta. A operação contou com o apoio do fotógrafo e documentarista Rafael Mesquita.

Related Articles

Deixe um comentário