Uma cena intrigante surpreendeu os veranistas em Peruíbe, no último domingo (15). Dezenas de “elementos misteriosos” surgiram no quintal de uma casa, deixando os moradores perplexos. Edson Adair Silva Rocha, de 62 anos, ficou assustado com a aparição no meio do gramado da casa onde passa os finais de semana e feriados. Biólogos locais suspeitam que se trate de colônias de seres microscópicos.
Segundo Edson, esses elementos já haviam aparecido em outras ocasiões, mas a quantidade observada no último domingo foi surpreendente. “Nessa época de chuva, o negócio tomou conta. Você vai andar e fica escorregadio”, afirmou. Embora resida em São Paulo, Edson aproveita seus dias de folga na casa localizada no litoral.
Para o biólogo Ricardo Samelo, as estruturas aparentam ser “colônias de seres microscópicos (cianobactérias) do gênero Nostoc”. “São procariotos [seres unicelulares] que realizam fotossíntese e formam coalescências temporárias em solo úmido, dando origem a colônias com aspecto gelatinoso”, explicou o especialista. Apesar de sua aparência intrigante, os microrganismos não representam riscos para os seres humanos. Na verdade, eles desempenham um papel ecológico importante, formando associações simbióticas com outros seres vivos. Essas colônias microscópicas são capazes de realizar a fotossíntese, contribuindo para a produção de oxigênio e a ciclagem de nutrientes no ambiente.
Com informações do G1 Santos