A Prefeitura de Itanhaém lançou no início deste mês de Maio a rota de Observação de Aves na região. O município conta com lindas paisagens e os pássaros tem chamada a atenção encantando com os cantos, cores e voos acrobáticos.
A atividade sustentável, também conhecida como Birdwatching, tem como objetivo observar as aves em seu habitat natural, sem interferir no comportamento ou no ambiente em que as espécies vivem, aproximando o ser humano da natureza.
“O turismo de observação de aves tem crescido muito no Brasil, trazendo um alto potencial de conservação e desenvolvimento local. Em Itanhaém, também conhecida como Amazônia Paulista, somos agraciados pelas exuberantes belezas naturais, que são propícias para o Birdwatching”, afirmou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.
Em Itanhaém, também conhecida como Amazônia Paulista, somos agraciados pelas exuberantes belezas naturais, que são propícias para o Birdwatching”, afirmou o secretário de Turismo Rodrigo Zanella.
Mas, como observar pássaros em Itanhaém?
Para os iniciantes, a dica é caminhar em silêncio, preservando a tranquilidade e a sensação de harmonia, enquanto aprecia a beleza local sem agredir a natureza. O mais importante é não estressar as aves, mantendo-se sempre a uma distância adequada e moderando o uso de fontes de luz artificiais na hora das fotos.
Acordar bem cedo também é importante! As aves estão mais ativas no começo da manhã. Alguns dos itens essenciais na prática ao ar livre são bonés, lanches, água, repelente, protetor solar, e roupas e calçados confortáveis.
O secretário reforçou a importância do apoio de um guia de turismo para que o passeio seja ainda mais proveitoso. “Para a atividade, são necessários equipamentos específicos e o acompanhamento e orientação de um monitor ou guia de turismo especializado para facilitar e aumentar o aproveitamento durante a observação. É muito importante também, que os visitantes registrem a espécie e o local e compartilhem seus registros pela internet., tornando suas observações públicas e permanentes. Assim, contribuem para aumentar o conhecimento sobre as aves e colaboram com a sua conservação”, enfatizou.
O Coordenador do Curso Técnico de Meio Ambiente na ETEC de Itanhaém e Guia de observação de aves no Litoral Sul, Rodrigo Ferraz comentou que a prática tem grande potencial. O guia também ressalta os inúmeros benefícios à saúde física e mental, sendo uma prática muito recomendada por psicólogos nos tratamentos a depressão e ansiedade. “Nossa região é riquíssima em espécies e ambientes naturais para o desenvolvimento desta atividade, podendo gerar renda e desenvolvimento para as comunidades”.
Dentre os locais possíveis para fazer tais observações estão a Área Costeira, a Bacia Hidrográfica do Rio Itanhaém, a Chácara Sara no Aguapeú, o Vale do Rio Branco e a região do Rio Preto.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo pelos telefones (13) 3426-7922 e 3427-4777.