A Câmara Municipal de Itanhaém aprovou nesta segunda-feira (3), durante a última sessão ordinária do ano, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que amplia de 10 para 15 o número de vereadores na Casa. A mudança, que foi aprovada por unanimidade, entrará em vigor a partir da legislatura que se iniciará em 2029, após as eleições municipais de 2028.
A proposta foi apresentada em conjunto pelos vereadores Hugo Di Lallo (Cidadania), Wilson Oliveira Santos, conhecido como Wilson RH (MDB), e pelos parlamentares Arlindo dos Santos Martins, Edinaldo dos Santos Barros, o Naldo do Bodeguita, e Henrique Garzon, do Republicanos.
Os autores do projeto argumentaram que a ampliação é necessária para garantir maior representatividade da população. A Constituição Federal permite que cidades com populações entre 80 mil e 120 mil habitantes tenham até 17 representantes no Legislativo. Atualmente, Itanhaém está dentro dessa faixa, com aproximadamente 105 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE.