fbpx
Última Postagem do WordPress
📆 Data e hora de Brasilia agora:
🕒 A última postagem foi feita em:

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim reabriu suas portas nesta quinta – feira (1º), após período de reforma. Foram realizadas diversas melhorias no prédio, incluindo a substituição completa do telhado, troca de calhas e readequação do sistema de drenagem de águas pluviais, restauração de paredes externas e internas, troca de todo o forro, pintura e revisão de instalações elétricas e hidráulicas, entre outros.

Mesmo durante as obras, a equipe da biblioteca prezou por manter e assegurar o acesso a conteúdo literários. A Sala de Leitura Harry Forssell, no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) foi informatizada e catalogada com mais de 5.200 itens bibliográficos. Além disso, a Biblion, biblioteca digital gratuita de São Paulo, foi amplamente divulgada para que os leitores pudessem acessar e-books e audiolivros. Foram incorporados mais de 550 novos títulos ao acervo.

A Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim se destacou em 2023 por sua participação em diversos editais culturais. Foi uma das bibliotecas públicas paulistas escolhidas para integrar e realizar um projeto do Instituto Maurício de Sousa, recebendo cerca de 200 livros, revistas e quadrinhos referentes ao acervo da Turma da Mônica e de Mauricio de Sousa.

Também foi uma das 10 bibliotecas selecionadas entre mais de 300 aptas em todo o Estado de São Paulo para participar do projeto Clube de Leitura SisEB, realizando seis reuniões durante o segundo semestre de 2023 para todos os inscritos no clube de leitura. Ainda foi selecionada para integrar e realizar o projeto de Competência Informacional e Letramento Digital, para o qual recebeu livros especializados no tema e a doação de cinco tablets. Através de mais um edital do SisEB, recebeu uma valiosa coleção de livros de histórias em quadrinhos e literatura infantil e juvenil, totalizando 100 exemplares.

Sob os cuidados da biblioteca municipal, a cidade recebeu a 15ª Edição do Programa Viagem Literária, estruturado em três módulos, cada um oferecendo uma experiência única para os participantes. O primeiro abraçou a escrita criativa, o segundo foi dedicado à contação de histórias, já o terceiro módulo às Oficinas e Encontros com Escritores, o que permitiu um contato direto do público com grandes autores, deixando um legado na formação de novos leitores e escritores itanhaenses.

Outro evento de expressivo valor cultural foi a 2ª edição do Concurso Literário Emídio de Souza, com o tema “Reminiscências da pandemia”. Foram recebidos 151 textos divididos entre contos, crônicas e poesias; a qualidade dos textos literários superou qualquer expectativa e atraiu participantes de diversos estados brasileiros.

A reforma não impediu também a utilização de um pequeno espaço nos fundos do prédio. Além de servir como ambiente de trabalho, este foi utilizado para diversas projeções de filmes sob curadoria do projeto de cinemateca e também sediou as reuniões do clube de leitura.

Com a reinauguração, a Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim ganha renovado impulso para continuar a exercer seu prestigiado papel de instrumento cultural para a cidade de Itanhaém.

Related Articles

Deixe um comentário