No último domingo (25), a artesã Luciana Henriete de Barros Ribeiro, de 50 anos, faleceu após se engasgar com um pedaço de carne em Itanhaém. Luciana foi levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde chegou às 18h, já intubada.
Segundo informações, Luciana sofreu duas paradas cardiorrespiratórias durante o atendimento inicial realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ambas foram revertidas pela equipe médica. Na sala de emergência da UPA, ela teve uma terceira parada cardiorrespiratória, que também foi revertida.
Na segunda-feira (26), por volta das 13h40, Luciana foi transferida para o Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR), onde foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Contudo, ela veio a óbito na terça-feira (27).
Em nota, a Prefeitura de Itanhaém informou que o Samu foi acionado para atender uma mulher com quadro de engasgo no domingo (25). “Durante o atendimento inicial, a paciente sofreu duas paradas cardiorrespiratórias, revertidas pela equipe médica. Na sala de emergência da UPA, houve uma terceira parada cardiorrespiratória, igualmente revertida.”
Ainda de acordo com a administração municipal, Luciana chegou à UPA intubada e, na tarde do dia seguinte, foi transferida para o Hospital Regional, onde faleceu na terça-feira (27).