A Pinacoteca Municipal Alfredo Volpi recebe até o dia 20 de maio a exposição fotográfica “O Sol por Testemunha”, do fotógrafo Juan Felipe Lima Gonzalez, de 45 anos. A mostra estará aberta de terça a sábado, das 9 às 17 horas, na Praça Carlos Botelho, 48, no Centro.
O tema geral intitulado “O Sol por Testemunha” segue três subtemas interligando a Natureza, o Homem e suas Correlações, totalizando 15 fotos na exposição.
“É importante destacar um desses subtemas, a questão ambiental, que foi abordada numa fusão entre denúncia e apuro estético. Assim, a proposta para exposição foi casar fotografia com as demais artes, como cinema, poesia e literatura, conectando-os com a questão socioambiental”, disse Juan.
SOBRE O FOTÓGRAFO – O paulistano Juan Felipe é fotógrafo por paixão (formado arquiteto em 2006). Desde muito antes, também se dedica ao desenho (com diversas técnicas: esferográfica, nanquim, lápis, carvão) e à pintura (óleo, aquarela, acrílico, pastel), demonstrando sua real vocação artística e seu vivo interesse pelas artes visuais.
Em 2009, participou de uma exposição coletiva na Casa da Dona Yayá – Centro de Preservação Cultural da USP, quando apresentou ao público o seu olhar muito particular do bairro da Bela Vista (conhecido como Bixiga). Na internet, é possível encontrar centenas de exemplares bem-sucedidos de imagens belíssimas capturadas por suas lentes. Com maestria, consegue tirar proveito da câmera de um celular e produzir fotos com qualidade de equipamento profissional – daí ficar clara sua aptidão artística.