fbpx
Última Postagem do WordPress
📆 Data e hora de Brasilia agora:
🕒 A última postagem foi feita em:
Postagens do WordPress

No dia 23 de março, sábado, a partir das 13h, a organização social Ação entre Povos de Axé realizará a 2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém. O evento, respaldado pela Lei n.º 14.519/23, promulgada em 5 de janeiro de 2023, tem como principal objetivo celebrar o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, além de promover e enaltecer as expressões culturais presentes na região.

O ponto de encontro será na Rua Joaquim Meira, às 13h, dando início a um percurso pela Avenida Rui Barbosa, com destino à Praça Carlos Botelho, onde a marcha encerrará às 18h. Durante o percurso e no destino final, está previsto ocorrer apresentações, especialmente, a participação dos grupos de afoxé Laroye e Filhos de Yesa.

“O evento tem o intuito de unir os povos e religiões que acreditam na união entre todos. A 2ª Marcha dos Orixás em Itanhaém não apenas celebra as tradições e raízes culturais, mas também reforça a importância do respeito à diversidade religiosa e cultural. Acreditamos que ao compartilhar esses momentos de celebração e reflexão, podemos construir laços mais fortes e promover uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa para todos.”, aponta a responsável pela organização do evento, lyalorisa, Patricia T’Osun.

Ressignificação

Um dos destaques do evento é a representação de Exú, que conduzirá o percurso. Nas religiões de matriz africana, o orixá é a divindade que representa o mensageiro, a circulação, a comunicação e o zelador. A lyalorisa, Patricia T’Osun, destaca que geralmente ele é associado ao demônio e a ideia é ressignificar a imagem.

Serviço do evento
Dia: 23 de março de 2024 (sábado)
Horário das 13h às 18h
Percurso: Partida na Rua Joaquim Meira, número 183 – Avenida Rui Barbosa – Praça Carlos Botelho.

Sobre o Coletivo Ação entre Povos

Constituída em 2022 a ação social Ação entre Povos de Asé, tem o objetivo de promover ativamente a disseminação e preservação da rica cultura africana, especialmente no contexto da tradição religiosa do Candomblé com o propósito de construir uma ponte entre comunidades, proporcionando educação, conscientização e celebração das tradições ancestrais africanas. Essa iniciativa tem o objetivo de construir uma comunidade mais inclusiva, conectada e consciente de sua herança cultural, priorizando a compreensão e respeito.

Related Articles

Deixe um comentário